Começa a partir do dia 10 de abril a segunda fase de implantação do e-Social. Empresas optantes pelo Simples Nacional precisam se cadastrar no sistema, que vai integrar as informações relativas aos trabalhadores (vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS).
O e-Social é um projeto conjunto da Receita Federal, do Ministério do Trabalho, do Ministério da Previdência Social, do INSS e da Caixa Econômica Federal e foi criado para simplificar a entrega dos documentos, para evitar a redundância dos dados fornecidos por pessoas físicas e jurídicas, além de reduzir a burocracia e aprimorar a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A segunda fase de implantação do sistema tem prazo até 10 de julho. A partir de então, na terceira etapa, todas as folhas de pagamento serão enviadas por meio do e-Social.
Em outubro, a quarta fase permitirá a substituição do Guia de Informações à Previdência Social (GFIP) e compensação cruzada, a substituição da GRF e GRRF para recolhimento do FGTS. A transmissão de todos os dados de segurança e saúde do trabalhador ocorrerá a partir de julho de 2020. A não adequação ao e-Social pode acarretar multa.