Promoções, cartão presente, venda online e itens com memória afetiva estão entre as ações das lojas
O Dia dos Pais, uma das grandes datas para o comércio no Brasil – fica atrás do Dia das Mães, do Natal e da Black Friday, mas mesmo assim representa muito para o setor. Para 2020, a data ainda enfrenta as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, que está em crescimento em Santa Catarina. De qualquer maneira, as grandes lojas têm trabalhado para conseguir alcançar bons resultados de vendas e até um crescimento em relação ao ano passado.
Para Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região, assim como em datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, vai vender mais a empresa que mais bem se adaptar a essa nova realidade. “Em primeiro lugar, é preciso seguir todos os protocolos de segurança dentro das lojas para evitar a propagação do vírus. Depois, utilizar a criatividade para oferecer os produtos e facilitar a vida dos clientes: drive-thru, entrega em casa, venda pelo site, por telefone e aplicativos de conversa, tudo é muito válido”, considera ele, que ressalta: “Só não podemos sentar, cruzar os braços e esperar a pandemia passar para retomar as vendas, até porque os papais merecem ser homenageados nesta data especial”, afirma o presidente.
No Koerich, uma das maiores varejistas de Santa Catarina, a aposta para o Dia dos Pais é em produtos com memória afetiva. “Além dos eletrônicos e eletroportáteis, itens para o dia a dia, funcionais, as linhas para casa têm tido grande representatividade. A linha de móveis aparece como destaque também neste período, principalmente nas transações de e-commerce”, destaca Antonio Koerich, presidente da Lojas Koerich.
Muito antes da pandemia, a Milium, rede que possui mais de 70 lojas em Santa Catarina e no Paraná, havia planejado para 2020 a entrada de muitas novidades. A empresa aposta em ofertas de produtos e nas redes sociais para promover os produtos e fazerem com que o cliente vá até a loja. “Aproveitando o momento em que as pessoas estão mais em casa e buscando ainda mais conforto, nossas promoções estão voltadas para o conforto dos pais. E para aqueles que ainda não se decidiram pelo presente, lançamos para esta data o cartão presente, que está sendo muito bem recebido pelos clientes”, considera William Monteiro, gerente de Marketing da rede de lojas Milium.
Antecipação das compras e restrições para atendimento
Ainda para o Dia dos Pais, os comércios terão de seguir os protocolos de segurança definidos por cada um dos municípios para evitar a propagação do novo coronavírus. Por isso, a dica do presidente do Sindilojas é para que os clientes antecipem as compras para que consigam presentar os pais neste fim de semana. “Há cidades em que o comércio não abre no sábado, outras com restrição de uma pessoa por família, além de a grande maioria estarem com o transporte público proibido. Então, a dica que podemos dar é que a população se antecipe para não ser pega de surpresa na véspera”, considera Paulino de Melo Wagner.