Pesquisa recente conduzida pela NielsenIQEbit revela que o faturamento do comércio eletrônico no Brasil atingiu aproximadamente R$ 262,7 bilhões no último ano, registrando um aumento de 24% no número de consumidores. Esse crescimento reflete a confiança no comércio eletrônico, impulsionada pela facilidade de compra, rapidez na entrega e confiabilidade dos marketplaces, como Shopee, Mercado Livre e Amazon, onde os produtos são disponibilizados.
Além disso, o empreendedorismo no comércio eletrônico tornou-se mais acessível, não exigindo uma estrutura grande ou investimentos massivos. De acordo com o presidente do Sindilojas, Marcelo May Philippi, houve muitas mudanças nos últimos anos. “Alterou-se a forma de nos relacionarmos, temos novos meios de pagamento, tratamentos diferenciados com os diversos tipos de clientes e o próprio mundo digital, mas temos evoluído bem, cientes de nosso papel e de que a loja física continuará sendo uma forma de o cliente ver, sentir e ter uma experiência agradável com o produto, para só depois usar o canal digital e finalizar sua compra”, destaca.
Sobre as vendas do e-commerce no Dia das Crianças, apuradas entre os dias 6 e 12 de outubro, aumentaram 5,5% em relação ao período comparável a 2022, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais subiram 0,7%. No geral, o Varejo teve alta de 1,1%.