O IPCA, índice que considera a inflação oficial do país, subiu 0,26% em setembro, segundo dados divulgados pelo IBGE. O percentual foi puxado desta vez pela alta da gasolina. Em agosto, o IPCA havia fechado com alta de 0,23%. Já em setembro de 2022, o país havia registrado deflação de 0,36%, na esteira da desoneração de combustíveis.
Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de 5,19% na janela de 12 meses. E no ano, acumula alta de 3,5%. O resultado veio abaixo das expectativas do mercado financeiro, que esperava alta de 0,33% no mês. Em 12 meses, no entanto, o indicador voltou a sair do intervalo das metas de inflação perseguidas pelo Banco Central. A meta é de 3,25%, com tolerância entre 1,75% e 4,75%. Mesmo assim, diretoria e associados estão otimistas. “Já passamos por momentos mais temorosos e enfrentamos períodos mais turbulentos. Nossa expectativa, enquanto diretoria, é criar oportunidades e conquistar novos clientes com armas próprias. Temos novas ferramentas de marketing digital e ainda podemos contar com as armas tradicionais como a vitrine, alongamento nos prazos de pagamento, promoções e eventos pontuais – principalmente se o estoque estiver alto – , além do nosso valioso banco de dados para ainda fazer um telemarketing sobre lançamentos ou eventos”, afirma a diretora de Marketing do Sindilojas, Rose Coelho.