
Nossa região é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Neste momento, só se fala nisso, com atividades que abrangem praias, trilhas, ecoturismo, compras e lazer, gastronômico e até cultura.
Por sua vez, Santa Catarina, também é o Estado da vez, pela 13ª vez, o prêmio “Melhor Estado do Brasil para Turismo” pela Viagem e Turismo 2023/2024, reforçando sua posição no setor.
Aqui em Florianópolis, se você passar pela Decathlon, na SC 401, em qualquer loja da Havan ou do Koerich pela região, certamente viverá essa cena… Vai se sentir em Buenos Aires. Isso porque, entre 4 e 5 mil clientes tem circulado pelas lojas todos os dias, sendo que 90% deles vêm direto da Argentina. Se o tempo estiver ruim ou chuvoso, verá o mesmo movimento duplicado nos shoppings da cidade.
Alguns motivos são óbvios e tem explicação: os preços e a recuperação da crise econômica por lá, que fez o real brilhar mais do que o peso argentino. Com isso, nossos vizinhos estão encontrando nestas lojas preços até 50% mais baratos. Produtos que seriam caríssimos na Argentina estão em conta aqui, e isso tem atraído cada vez mais os Hermanos.
As lojas têm registrado filas enormes todos os dias e, no final do expediente, as prateleiras quase sempre estão vazias. O estoque de produtos como caiaques, stand-up infláveis e equipamentos para esportes radicais está sendo rapidamente esgotado, eletroeletrônicos também estão na lista, outro dia em conversa com um atendente da franquia da Lojas Havaianas, no Beiramar Shopping, mais da metade das sandálias estavam em falta por três dias, tal o volume de vendas… O que se justifica quando lemos na mídia que o número de turistas argentinos, já superou 22% além do estimado.