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A ceia de Natal dos brasileiros este ano terá um ingrediente salgado além do tempero dos tradicionais pratos da época: o preço dos produtos. O novo monitoramento dos valores dos itens da cesta natalina, realizado pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções na gestão da cadeia de consumo, aponta um incremento no preço médio 13 produtos que compõe a mesa dos brasileiros no Natal, como o azeite (34%), arroz (28%), bacalhau (22%) e até o panetone (5,4%).

Mas isso nesta época do ano, não é novidade, quando olhamos os alimentos em geral, eles ficaram 8,3% mais caros nos últimos 12 meses, isso segundo a Confederação Nacional do Comércio, com base de dados do IBGE.

Ainda assim, curiosamente, o consumo nos lares brasileiros não diminuiu, tendo um crescimento de 2,67%, na média as famílias brasileiras optaram por marcas mais baratas e trocaram tipos de proteína para contornar os preços, é o “jeitinho brasileiro” em ação… 

Na linha dos presentinhos, itens tiveram queda, como brinquedo (-3,5%), bicicleta (-6,2%) e aparelhos eletrônicos (-5,5%). Em geral, essas quedas se explicam pelo fato dos estoques das lojas terem sido feitos ainda antes da última sequencia de alta do dólar.