Tempo de leitura: 2 minutos

O primeiro final de semana de setembro será marcado pelo feriado de 7 de setembro, data que também sucede o quinto dia útil e é de representatividade para o comércio e setor de serviços. De acordo com o Sindilojas o horário do comércio na cidade será livre neste feriado, desde que sejam respeitadas as normas vigentes para a categoria. “A expectativa é de que muitas empresas abram suas operações no próximo sábado, além dos shoppings, que tradicionalmente já funcionam com horário diferenciado em feriados”, explica o assessor jurídico do Sindilojas Florianópolis e Região, André Luiz Oliveira. A entidade esclarece que os empresários que desejarem abrir seus negócios, podem fazê-lo cumprindo cláusulas das Convenções Coletivas de Trabalho em vigor.

Júlio Geremias, presidente da CDL Florianópolis, destaca a importância dos empresários cumprirem os acordos coletivos, respeitando as leis trabalhistas. “Este dia é significativo não apenas por seu valor histórico e cívico, mas também pelas oportunidades que oferece ao nosso setor. Abrir as portas no feriado nos permite atender uma demanda crescente dos consumidores que, muitas vezes, têm mais tempo livre para realizar suas compras, passear com a família e aproveitar as ofertas do comércio local. Especialmente em cidades turísticas, a movimentação nesse dia pode gerar um impacto positivo nos negócios, atraindo visitantes e incentivando o consumo. Além disso, a abertura do comércio no 7 de setembro fortalece a competitividade no mercado”, comenta.

O presidente do Sindilojas, Marcelo May Philippi, reforça também a relevância da possibilidade do funcionamento do comércio e setor de serviços no feriado de 7 de setembro. “Em um mercado cada vez mais dinâmico, é fundamental estarmos presentes para os nossos clientes, oferecendo-lhes conveniência e boas experiências de compra, o que contribui para a fidelização e a satisfação do consumidor.

Também é importante ressaltar que a abertura do comércio no feriado pode gerar oportunidades de trabalho, mesmo que temporárias, ajudando a movimentar a economia local e apoiar a geração de renda em nossa comunidade. Claro, tudo isso deve ser feito respeitando rigorosamente os direitos dos nossos colaboradores, garantindo que sejam devidamente compensados e valorizados pelo trabalho nesse dia especial”, destaca. E completa: “Essa é uma decisão estratégica que beneficia tanto os empresários quanto os consumidores, contribuindo para o fortalecimento da nossa economia e para a consolidação das nossas lojas como pilares de desenvolvimento local. Estamos comprometidos em apoiar nossos associados nessa iniciativa, sempre buscando o equilíbrio entre o crescimento dos negócios e o bem-estar de todos os envolvidos”, finaliza o empresário.