Já sabemos que não se trata de uma das principais datas do comércio no calendário. Ainda assim, as expectativas para as vendas do Dia dos Pais em 2024 foram bastante otimistas. De um modo geral, a previsão é de que mais de 110 milhões de pessoas comprem presentes para comemorar a data, movimentando dezenas de bilhões de reais.
Afinal, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante em movimentação financeira do calendário do varejo brasileiro – atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
Agora, enquanto o Dia das Crianças não chega, vamos agilizar nosso lado criativo e de apoio às vendas e inovar no nosso negócio, vamos propor algumas ações que certamente poderão impactar os nossos negócios:
Antecipe as promoções
Já estamos no segundo semestre, os clientes começaram a procurar por ofertas e descontos promocionais, ainda podemos ter picos de venda, isso depende de cada negócio, um frio mais recorrente pode acelerar a venda de cobertores ou de aquecedores, como exemplo. Dessa maneira, vale antecipar a divulgação das suas promoções!
Personalize seu site com banners e páginas especiais da campanha e invista em diferentes estratégias de marketing para alcançar os seus potenciais clientes, como conteúdos em redes sociais, anúncios de mídia paga e e-mail marketing.
Não sabe quais ofertas realizar? Separamos algumas ações promocionais para você se inspirar. Confira as principais ideias de promoção: a) Cupom de desconto; b) Frete grátis; c) Descontos progressivos; d) Descontos promocionais; e) Desconto para pagamentos por PIX; f) Vale-presente; g) Agilizar seu e-commerce; h) Monte kits de seus produtos; i) Altere as plataformas, seu público pode estar em outro canal; j) Abuse de Instagram e do WhatsApp entre inúmeras outras dicas de marketing.
Um cuidado que todo empresário deve ter, fez parte de um relatório da AlliN sobre o Dia dos Pais 2022, que revela que uma média de 24% dos produtos de bens de consumo estavam indisponíveis para compra online na ocasião.
Para evitar essa ruptura de estoque e não perder vendas durante esse período de alta demanda, é recomendado um planejamento de reposições com antecedência, com base no histórico de vendas em edições anteriores.
Em 2023, 71% dos consumidores pretendiam pagar no cartão de crédito a prazo e 36%, por Pix, segundo a Wake. Dessa forma, além de disponibilizar opções de parcelamento atrativas, uma boa estratégia é oferecer descontos adicionais para os pedidos pagos com Pix.