Tempo de leitura: 2 minutos

A estação mal começou (20/06 às 17h51) e o primeiro friozinho já bate à porta, segundo os meteorologistas, essa friaca deve durar dez dias, isso fez com que os comerciantes apostassem suas fichas e com criatividade e bons preços planejassem as suas vitrines e apresentassem tendências e modelos da nova estação para os consumidores.

Vendas produtivas, comunicação eficiente com o cliente e altas margens de lucro: é como os comerciantes gostariam que a atuação de suas empresas fosse durante todo o ano. Mas não é tão simples assim, já que a performance de vendas está submetida a diversas variáveis: até mesmo as estações do ano interferem no comércio.

O inverno, em especial, representa um dos grandes momentos da economia para os comerciantes da região Sul, que encontram no período excelentes oportunidades para investir em boas estratégias de vendas. É o momento de aproveitar as necessidades impostas pelo clima, que alavancam o comércio naturalmente por exigirem dos clientes um maior investimento em produtos específicos e com alto valor agregado.

Para Rose Coelho, diretora de marketing do Sindilojas e integrante da Associação dos Lojistas da Rua Vidal Ramos, as temperaturas mais amenas da cidade no inverno (em comparação à grande parte do estado, na serra catarinense e até comparadas ao Rio Grande do Sul) são um dos desafios de venda dos lojistas e, por isso, a necessidade de se preparar com antecedência é ainda maior. “Nós trabalhamos o calendário anual de forma precisa. Assim que a estação muda, reunimos nossos lojistas e orientamos que as vitrines e produtos estejam adaptados ao motivo da nova estação. Assim buscamos formas de lembrar o consumidor de que o clima mudou. Os restaurantes passam a oferecer um cardápio diferenciado, incluindo sopas, por exemplo. Como no inverno há também as férias escolares, precisamos trazer os consumidores para o interior de nossas lojas”, explica Rose.

O período de férias escolares coincide com o alto inverno e, por isso, programações especiais que envolvam a família são um diferencial. Segundo estimativas a expectativa de vendas dos comerciantes para este mês é manter o mesmo volume em relação ao ano passado. Contudo, em momentos de instabilidade econômica, o mais importante é que os empresários, aliados às condições climáticas do momento, abusem da criatividade para incentivar os clientes a consumirem. No último dia 27 de junho, veiculou na ND TV (Record), no telejornal ND Notícias, para todo o Estado uma matéria com este tema, a reportagem ouviu consumidores e nossa diretora de Marketing, Rose Coelho, para assistir a matéria, clique no link: https://ndmais.com.br/cotidiano/temperaturas-despencam-em-sc-defesa-civil-emite-alerta-para-o-frio-intenso/.