De acordo com o que foi estabelecido nas Convenções Coletivas de Trabalho 2023/2024, especificamente na cláusula TRABALHO NOS SÁBADOS, o comércio varejista-lojista de Florianópolis e Região poderá estender o horário normal de funcionamento dos estabelecimentos até às 18h00, no sábado que antecede o Dia das Mães, dia 11 de maio.
As horas extras realizadas pelos trabalhadores do comércio no dia 11 de maio, serão remuneradas com o adicional previsto na cláusula JORNADA EXTRAORDINÁRIA DE TRABALHO, sendo que após a primeira hora extra, os trabalhadores também receberão o valor de R$ 23,00 (vinte e três reais) para alimentação, ficando isentas desse valor as empresas que tiverem restaurantes, fornecerem refeições, tickets ou vales-refeição no valor ajustado.
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio varejista voltado para o Dia das Mães deverá atingir R$ 13,23 bilhões em 2024. A confirmação dessa expectativa representa um avanço de 3,5% em relação à movimentação financeira real observada no ano passado. Diante da magnitude e da variedade de segmentos impactados por essa data comemorativa, o Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre pelo varejo brasileiro (confira em: Pesquisa Dia das Mães – 2024 – Portal do Comércio (portaldocomercio.org.br).
A iniciativa do SINDILOJAS de Florianópolis e Região visa oportunizar aos comerciantes turbinarem suas vendas, pois com o comércio aberto até às 18h00 no sábado, dia 11 de maio, os consumidores terão mais tempo para encontrar o presente perfeito para celebrar o Dia das Mães.