
Iniciativas boas sempre devem ser divulgadas para servirem de modelo e benchmarking para outras pessoas e entidades, no fim do mês de janeiro a CDL Florianópolis lançou um projeto-piloto inovador para melhorar a organização e a gestão do lixo no Centro da capital catarinense.
A iniciativa prevê a utilização de carros coletores motorizados elétricos para a coleta de resíduos deixados em frente aos estabelecimentos comerciais, garantindo uma gestão mais eficiente do lixo durante o horário comercial.
O projeto, financiado pela CDL Florianópolis e por proprietários de imóveis e imobiliárias da região, terá duração inicial de 30 dias e funcionará de forma complementar ao serviço de coleta já realizado pela prefeitura.
Segundo o presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich, a proposta tem o objetivo de manter o ambiente mais limpo, organizado e acolhedor, promovendo maior conforto tanto para comerciantes quanto para clientes e turistas que circulam diariamente pelo centro histórico da cidade, nos primeiros 20 dias do projeto, mais de seis toneladas de lixo já foram retiradas.
A iniciativa está sendo acompanhada de perto pela entidade e pelos proprietários de imóveis e imobiliárias que financiam o projeto, e será avaliada. Caso os resultados sejam positivos, o serviço poderá se tornar recorrente, complementando a coleta de lixo e resgatando o Centro como um destino de compras e convívio. Atualmente, o carro coletor motorizado elétrico está operando na região central de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12 horas. Todo o volume recolhido é destinado ao sistema de coleta regular. O Sindilojas de Florianópolis e Região parabeniza a iniciativa e se mantém fiel a esta e outras parcerias que já foram desenvolvidas pela CDL Florianópolis, em prol, dos varejistas, da cidade e da sociedade de um modo geral.