
Neste sábado, 15 de março, será celebrado o Dia do Consumidor, data importante para que o comércio impulsione vendas, ainda mais em um período do ano em que se registra menor consumo – exceção nossos turistas nesta boa temporada -. Os comerciantes podem utilizar a data para chamar a atenção do público e vender mais. Muitos clientes desejam aproveitar as ofertas e os descontos oferecidos pelas empresas do comércio físico ou online. Investir em descontos progressivos, promoções relâmpago e facilidades no pagamento, como parcelamentos sem juros e cashback, são atrativos fortes para movimentar os negócios.
A data surgiu a partir de um discurso feito pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1962. Na ocasião, o presidente destacou a importância de proteger os direitos dos consumidores, incluindo pontos como: direito à informação, à segurança e à escolha.
Esse discurso foi um marco histórico e deu origem a uma série de campanhas e leis voltadas à proteção dos consumidores. Em 1983, o dia 15 de março foi oficializado como o Dia do Consumidor.
Quando se fala em Dia do Consumidor, muitas pessoas logo pensam em ofertas, descontos e promoções especiais. Hoje, a data é marcada por oportunidades de economizar, mas a origem desse dia não começou no comércio. Na verdade, surgiu a partir de um propósito: garantir direitos e proteger quem consome.
No Brasil, por exemplo, a Lei nº 8.078/90, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, assegura que os direitos sejam respeitados nas relações de consumo. O Código garante que todos tenham acesso a informações claras, proporcionando qualidade e segurança em todas as etapas do processo de consumo.
A Semana do Consumidor chegou forte no comércio de rua e nas promoções nos shoppings, com ofertas imperdíveis em diversas categorias e com descontos de até 70% em alguns produtos.