O último trimestre do ano é um período de grandes expectativas comerciais para as empresas, com a Black Friday como um dos eventos mais importantes – principalmente para os e-commerce e logo depois já se iniciam os preparativos para as vendas de natal. Esta época oferece uma oportunidade única para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os existentes, tudo isto em um curto espaço de tempo.
A data da Black Friday 2024 é 29 de novembro. Mas muitas empresas, com o objetivo de aproveitar toda e qualquer oportunidade de venda, estendem as ofertas ao longo de toda a semana da qual faz parte a sexta-feira — a “Black Week” — ou, inclusive, do primeiro ao último dia do mês e que até aqui na Grande Florianópolis temos exemplos…
Por aqui, algumas dicas, para aproveitar a data promocional e vender mais:
- Criar um e-mail marketing: uma ferramentas poderosas para comunicar com os clientes e impulsionar vendas, especialmente durante eventos de grande impacto comercial como a Black Friday. Segundo um estudo recente da Luisa Zhou, por cada $1 gasto em e-mail marketing, os profissionais têm um retorno de $42. O e-mail marketing é “rei” por uma razão: tem um retorno maior do que outras estratégias de marketing – é barato e resulta. Aliás, 59% das pessoas dizem que o e-mail marketing afeta as suas decisões de compra.
- Criar uma landing page específica para a Black Friday não é apenas uma boa prática, mas uma estratégia essencial para se destacar entre a concorrência. Em um momento em que o mercado está “cheio de promoções”, uma landing page atraente pode diferenciar a sua marca, ressaltar as suas propostas de valor únicas, os prazos de entrega e, claro, levar a um aumento nas vendas.
- Importante ressaltar que: o conteúdo deve ser interessante, ter usabilidade (fácil navegação), seja direto e mostre os incentivos (claros) e use fotos ou vídeos dos produtos oferecidos
- Para ter sucesso na Black Friday a sua presença nas redes sociais é essencial. A contratação de um profissional da área de TI pode ser uma boa dica, e pode contribuir e transformar a criação e gestão de conteúdo, otimizando a produção e personalização de postagens em diversas plataformas. Com sua ajuda e experiência no seu negócio, ferramentas online, podem criar textos e visuais impactantes de forma eficiente, permitindo que você otimize suas vendas.
- Segmentar a audiência é essencial para ter sucesso, só você, como empresário do seu negócio, sabe quem é seu público consumidor, por isso, não deve apenas personalizar as suas campanhas, mas também enviá-las para o público certo. E com deste profissional de TI, pode transformar dados em estratégias de marketing muito mais eficazes. Para isso, é preciso começar a recolher dados relevantes: examine o histórico de compras para identificar padrões, observe as interações nas redes sociais para entender os interesses dos seus clientes e principalmente oferece produtos que estão no seu estoque.
- Patrocinio, para garantir que a sua mensagem chegue ao público certo de forma eficiente, os anúncios pagos são uma das estratégias mais eficazes. Estes anúncios permitem que alcance rapidamente potenciais clientes ao aparecer exatamente onde eles estão ativos – redes sociais, motores de pesquisa ou outros canais relevantes. Para maximizar o impacto das suas campanhas, é essencial escolher os canais de publicidade que mais se alinham com o comportamento e preferências do seu consumidor. Novamente aí, é recomendável ouvir um profissional da área.
Aumente suas vendas na Black Friday utilizando estratégias eficazes e eficientes, rentabilizando seus negócios, analise as necessidades dos seus clientes e sugira os melhores produtos, a preços tentadores e convidativos, tenha certeza de que sua concorrência não tem um preço tão “apetitoso”, boas vendas e vamos em frente.
Importante não esquecer dos meios tradicionais de vendas, como uma boa vitrine, um esforço na comunicação, aquele atendimento cordial e carinhoso, ofertas com preços promocionais, promoções do tipo, compre um ganhe desconto no segundo, descontos para pagamento a vista ou com PIX, compre e ganhe, prolongamento nos prazos de pagamento e até facilidades na maneira de como pagar. São detalhes, mas que na hora da decisão de compra, fazem a grande diferença.